Comentários

(28)
Dirley Soares, Advogado
Dirley Soares
Comentário · há 3 meses
Seu artigo é edificante e atual, pois apesar de tratar de renovação política é mais profundo, um ciclo. Os 30 anos da CF não efetivada e o conhecimento coletivo intuitivo que dá suporte a muitas instituições sem conhecimento dos princípios, a era da ansiedade por respostas rápidas, a cobrança crescente de eficiência sem questionar se todos os princípios (incluindo o da eficiência) constitucionais são cobrados de forma harmônica dos 3 poderes que deveriam ser harmônicos e na verdade representam divisões de um único poder (estatal). Trato de algo semelhante inclusive sobre os 30 anos da CF na introdução do artigo AJU20. Dessa forma, peço ao amigo, quando tiver tempo, para dar uma olhada e sua opinião, serei muito grato. Encontra-se publicado no site JUSBRASIL em https://dsoaresadvocaia.jusbrasil.com.br/artigos/723791896/aju20?ref=feed.

As críticas que o judiciário vem acumulando e a cobrança de eficiência da prestação jurisdicional justificam o projeto de uma agenda comum de debate de melhoria na rotinas judiciais, sugerindo desde a criação de um Ranking Independente da OAB, novas metas CNJ para os JECC conforme a complexidade, utilização da experiência do rito sumaríssimo laboral em causas menos complexas até padronizações do PJE.

Como um favor para a classe dos operadores do direito e jurisdicionados lhe peço, por sua condição de formador de opinião no meio, para comentar e divulgar se achar conveniente, infelizmente espaço no IA e no CNOAB é muito concorrido para projetos dessa natureza. Grato.
Dirley Soares, Advogado
Dirley Soares
Comentário · há 4 meses
Sobre as prerrogativas, quero contribuir relatando que há um mês aproximadamente fui proibido de entrar no fórum da cidade de Parnaíba-PI porque estava de chapéu, o vigilante pediu desculpas, mostrou um cartaz de proibição de bermuda. minissaia e boné e disse que era ordem do juiz diretor do fórum, então soube ao expor o fato num grupo de advogados local, que tem um defensor público na cidade que tem costume de usar chapéu e também é obrigado a retirar, uma peça de vestuário, que protege do sol e que não considero prejudicial a identificação das câmeras ou seja lá qual razão uma vez que nunca fui impedido de adentrar em fóruns de outras cidades ou estados. Várias situações tem que ser verificadas, essa proximidade entre a Magistratura e o MP deve ser tratada como emblemática pois se criam vínculos fortes especialmente nos deslocamentos para comarcas interioranas onde juízes e promotores viajam compartilhando transporte, imóveis terminam comentando assuntos de trabalho quando a amizade inevitavelmente amadurece e por fim em audiências pode se verificar um dois contra um, mesmo que involuntário. A prestação de serviço jurisdicional tem muito a melhorar como pode ser verificado na contribuição sugerida no artigo AJU20, onde se cogita a criação de um Ranking pela OAB e várias padronizações do PJE entre os estados, melhorando o trabalho e diminuindo queixas de advogados e jurisdicionados. Vide o artigo AJU20 em https://dsoaresadvocaia.jusbrasil.com.br/artigos/723791896/aju20
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres
Fale agora com Dirley
(86) 99571-...
Ver telefone
(86) 99810-...
Ver telefone

Dirley Soares

Entrar em contato